Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 18h56 | Última atualização em Segunda, 06 de Setembro de 2021, 18h22 | Acessos: 3431

Atendendo a necessidade de acompanhar a estruturação da cadeia de manutenção do Exército, foi criado em 25 de abril de 1960 o 4º Pelotão de Manutenção de Apoio (4º Pel Mnt Ap), organização de manutenção embrionária, na área do Planalto Central.

Em 11 de dezembro de 1962, o 4º Pel Mnt Ap passou a denominar-se 4º Pelotão de Apoio de Material Bélico (4º PelApMB), como conseqüência da criação do Quadro de Material Bélico.

Em 31 de agosto de 1965, o 4º PelApMB recebeu os encargos de depósito regional, abraçando assim, missões importantes e de grande responsabilidade, além daquelas que já desempenhava.

Com a ampliação do número de unidades e a conseqüente necessidade de se prestar um apoio mais eficaz, o 4º Pelotão é transformado na 131ª Companhia de Apoio de Material Bélico (131ª CiaApMB), em 28 de dezembro de 1967.

Finalmente, em 07 de novembro de 1973, a 131ª CiaApMB foi transformada no 16º Batalhão Logístico (16º BLog).

Em 19 de setembro de 2002, por meio da Portaria nº 505 do Comandante do Exército , foi concedida ao 16º B Log a denominação histórica Batalhão Tenente-General Napion e respectivo estandarte histórico em homenagem ao insigne patrono do quadro de material bélico.

As bases de sustentação da cadeia de manutenção no Planalto Central haviam sido lançadas, e coube ao 16º B Log a nobre missão de seguir esse desígnio, conforme está contido em sua canção "Viver para servir".


Missões do 16º B LOG

Subordinado à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), o 16º B Log cumpre as seguintes missões:

• prestar o apoio de manutenção de 3º escalão de material bélico (motomecanização e armamento), de comunicações e eletrônica, de saúde, de transporte e de evacuação;

• estocar e distribuir, como depósito regional, itens de suprimento Classe IX, Classe III (lubrificantes) e Classe V (armamento);

• realizar visitas e inspeções técnicas;

• prestar apoio direto às Organizações Militares (OM), apoiadas; e efetuar o transporte de suprimento Classe I (gêneros alimentícios) às OM do interior do CMP.

Acompanhando a mecanização da 3ª Bda Inf Mtz, o 16º B Log realizou no ano de 2019 a adequação de oficinas e a aquisição de insumos e ferramentais necessários tanto para manutenção corretiva quanto a preventiva das viaturas blindadas para transporte de pessoal guarani.

 

Fim do conteúdo da página